terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Restauração do Painel de Silvio Russo - Araçatuba.

Este painel foi restaurado por alunos da Oficina Cultural Silvio Russo de Araçatuba, sob minha orientação.
Estado de conservação do painel antes do restauro.


Assinatura do artista Silvio Russo.


O painel fica no MAAP, Museu de Artes Plásticas de Araçatuba.


A turminha trabalhando.


Visita cultural ao Templo de Nossa Senhora de Fátima em Birigui. Toda turma. Da esquerda para direita atrás: Fernando, Edna, Olga, 'Seu' Mário. No degrau do meio: Rafael, Ana, Larissa, Thiago e Henry. Eu e Mário.

Fernanda Russo, filha do artista, nos presenteou com sua visita e esclarecimentos sobre sua vivência com o pai. Foi ótimo.


Dedicação.


Como sempre, toda oficina cultural acaba em festa e em novos amigos.

domingo, 22 de maio de 2011

Recuperação do Santuário de Fátima de Birigui - SP

O Santuário de Fátima está localizado no bairro de mesmo nome na cidade de Birigui. Foi pintada pelo artista eslovêno Francisco Pavlovic por volta de 1959. Chegou ao Brasil aos 30 anos de idade e foi morar em Pirajuí, interior de SP. Morou quase a vida toda em Cafelândia, faleceu na cidade de Oriente. Já contava com mais de 65 anos quando pintou o Santuário em Birigui. Toda a extensão das paredes eram pintadas. Porém, uma grande parte das pinturas foram perdidas quando um  um dos freis da época mandou que pintassem as paredes, restando apenas alguns quadros. Felizmente as pinturas continuam ali, escondidas sob camadas e camadas de tinta. Fala-se em restauração, mas ainda não foi decidido nada. Por enquanto apenas as pinturas aparentes estão sendo restauradas. Pelo menos, tenho a tranquilidade de saber que as pinturas continuam esperando para serem mostradas novamente. É difícil fazer todas as pessoas entenderem o valor e a necessidade de se devolver a arte a tona. É uma pena que esse tesouro continue escondido. Vamos rezar para que consigamos restaurar o mais breve possível. 
Pavlovic pintou muitas igrejas da região, várias delas ainda mantém a arte maravilhosa desse pintor tão dedicado a Arte Sacra, outras, infelizmente foram totalmente dizimadas, sem esperanças de retornarem aos nossos olhos, já que as paredes foram raspadas, lixadas e reformadas. É uma pena.









domingo, 1 de maio de 2011

paisagem no alto da escada

Do alto da escada pode-se ver a paisagem ao longe. O balaústre serve de apoio.


Do outro lado do rio tem a igrejinha que celebra batizados, casamentos e a missa aos domingos. Do lado de cá pode-se ouvir o sino todas as manhãs.

 O beija-flor veio buscar o néctar das flores.


De tão altas, as montanhas estão entre a snúvens.